top of page
Search
  • Writer's pictureRodrigo Portaro Santos

Aprenda a combater a mentira do dia a dia de trabalho

Updated: Feb 10, 2020



Eu não sei qual o seu passado e o que te disseram a respeito da vida. Você pode ser uma boa pessoa, mas pode estar contaminado(a). Por isso, preciso apagar sua memória para continuar este artigo.



Bem vindo de volta à realidade.

Durante anos você foi exposto(a) a publicidades duvidosas, a apresentações chatas, a vídeos institucionais intermináveis e a políticos mentirosos. Pior ainda, suas empresas fizeram festa de final de ano para apenas falar das coisas boas, e jogaram para de baixo do tapete tudo de ruim que aconteceu. Você vê um elefante branco diariamente no trabalho e não conta pra ninguém. Os segredos são tantos, que você já não sabe se você é só um espectador ou se já é culpado.

Certamente você se sentiu enganado(a) por algumas marcas, passou vergonha alheia com políticos eleitos, se sentiu frustrado(a) com o seu emprego, e até culpado(a) no trabalho por achar que sua originalidade não tinha espaço naquele lugar. E após muitos anos, você foi treinado(a) para achar isso "normal". Então...

a partir de hoje te ofereço uma opção de comunicação paralela. Uma velha opção (talvez a mais antiga de todas). A opção óbvia. A opção que deveria ser a regra, mas que virou a excessão. E que te fizeram acreditar que só servia para entretenimento ou para vendas. O "Verdadeiro" Storytelling.

A pílula azul é o caminho de volta para a realidade que te engana (clique aqui para ver), e que te chama de "idiota"com outras palavras.

A pílula vermelha é o caminho para a sabedoria.

Se escolher a vermelha, continue a leitura.



Você escolheu a pílula vermelha. Muito bem. Te admiro pela sua busca. Respeito a sua coragem em buscar a verdade. E saiba que eu já estive no seu lugar e sei o quanto será DESCONFORTÁVEL ler este artigo.

O Verdadeiro Storytelling é a soma de Story (uma boa história) e de Telling (bem contada):

Uma boa história é tudo. Tudo que você vê ou ouviu dizer. Tudo que sentiu, pensou e criou. E também é tudo que não aconteceu. Uma boa história é o todo. É o contexto. É a realidade. Então, quando me perguntam porque Storytelling, eu respondo: Quem não quer conhecer a realidade?

Telling é apenas a forma de contar a história utilizando a lógica de causa e efeito, onde um evento "puxa" o próximo, que puxa o próximo, criando uma sequência de eventos que nos ensinam algo.

Então chega de suspenses:

A grande verdade que esconderam de você é que O Verdadeiro Storytelling foi REPRIMIDO pelo mundo empresarial e pelas pessoas que viraram adultas demais, e talvez você não tenha percebido isso ainda. Reprimiram o poder das histórias, assim como reprimiram a sua originalidade e a criança que existe dentro de você. Você acha que estou exagerando?

Seguem algumas evidências que mostram como isso é verdade:

Você sonha e pensa em formato de história. É natural do ser humano. Uma coisa acontece e outra passa a acontecer, e outra passa a acontecer, até chegar em um desfecho.Todos os filmes e séries (histórias) já produzidos imitam a vida como ela é. E é por isso que todo mundo gosta. Não existe sentimento e situação que não tenha sido interpretada pelo cinema (literalmente ou através de metáforas).Todos os dias, quando você senta com amigos, familiares e até desconhecidos, você cria, conta e ouve histórias.Olhe para o fenômeno dos "streamings". Netflix mostrou para o mundo o quanto as pessoas PRECISAM de boas histórias para viver. HBO e Disney correram atrás para centralizar suas histórias em um único lugar. E empresas que não eram do mundo das histórias, estão entrando no mercado, investindo BILHÕES de dólares: Apple e Amazon.

E aí você acreditou que tudo que te ensinaram na faculdade e nas empresas por onde passou eram a verdade?

Você aceitou que a FORMA como a publicidade e as empresas se comunicam desde sempre (seja em propagandas, apresentações, discursos de final de ano ou vídeos) é a forma "NORMAL"?

Normal é uma ova.

Um evento de planejamento estratégico que não fala de problemas e que evita reconhecer que algo não vai bem, é um evento mentiroso.Uma propaganda que foi feita com o intuito de te seduzir ou te coagir, é uma propaganda mentirosa.Uma reunião de resultados que só olha para números e dados e esquecem das emoções e das pessoas que estão por trás dos resultados, é uma reunião mentirosa.Um chefe que não conta a verdade para seus funcionários, é um mentiroso.

MENTIROSOS NÃO CONTAM BOAS E VERDADEIRAS HISTÓRIAS POIS QUEREM TE ESCONDER A REALIDADE

E isso não é normal. Pode ser corriqueiro, infelizmente, mas não é normal. Talvez você esteja se sentindo como o Truman, no Show de Truman, quando ele descobre que está vivendo em um Reality Show.

E o que fazer agora?

Bom. Existe um grupo de pessoas que está lutando e criando uma resistência. Um grupo de pessoas que está lutando e sofrendo para levar a verdade para as comunicações empresariais através de histórias realistas / verdadeiras. Um grupo que está apontando e expondo os elefantes brancos escondidos dentro das empresas, e encorajando que eles domem estes elefantes e falem sobre eles.

E por quê histórias? Pois é a única ferramenta narrativa que junta emoção e razão no mesmo lugar. É uma das poucas ferramentas que nos ajuda a enxergar a vida como ela é. É por isso que a resposta deste título está no Storytelling.

Bons líderes criam e contam boas histórias, por serem grandes intérpretes da vida. Trazem um ponto de vista diferente, que poucos conseguiram enxergar.

Então, o meu conselho é que você faça o mesmo na sua empresa. E não precisa fazer por eles. Faça por você. Não precisa ser especialista em técnicas de storytelling para fazer isso. Você é uma história. E você tem controle sobre ela. Você já é tudo que precisa ser. Só precisa encontrar os recursos escondidos dentro de você. Coragem. Vontade. Aceitação. Amor. Alegria. A parte técnica, eu posso te ajudar, assim como a PLOT e outros especialistas.

Você pode começar pelas pequenas verdades. Aquelas que você tem escondido do colega ao lado. E partir para as maiores que envolvem outras pessoas.

Saiba que isso vai te trazer muita dor de cabeça, mas ao mesmo tempo vai te trazer uma sensação impagável de justiça e de mãos e cabeça limpas.

Você pode ser alguém solitário(a), ou se quiser, pode entrar para o grupo.


To be continued...


bottom of page